Segundo passo – Passar à acção

Segundo passo – Passar à acção

Passar do sonho à realidade nem sempre é fácil mas, por norma, caminhos sem obstáculos não levam a lado nenhum e por isso sabíamos à partida que o nosso estaria cheio deles.

O primeiro obstáculo e, provavelmente, aquele que mais rapidamente nos surge quando pensamos em viajar, é o dinheiro. Uma viagem à volta do mundo, por muito que o plano seja ir de mochila às costas e a gastar só no essencial ,nunca fica barata e esse é um facto que não dá para contornar.

No nosso caso, assim que tomamos a decisão, começamos a poupar e a cortar no que pudemos e nos pareceu dispensável no nosso dia a dia, no entanto, rapidamente percebemos que isso não seria suficiente tendo em conta o prazo que estipulamos para partir, o que levou a uma necessidade de, paralelamente à nossa actividade profissional, criarmos uma ideia de negócio ligada à nossa área, design, e ao conceito da viagem. Dessa ideia nasceu o projecto Don’t leave us hanging, que continuará activo mesmo depois de partirmos e cujo dinheiro reverte somente para despesas da mesma.

Depois de estipulado um objectivo monetário foi preciso decidir se optaríamos por comprar um bilhete de volta ao mundo (ver quadro) ou se iríamos comprando à medida que fossemos avançando na viagem. Ainda que o bilhete de volta ao mundo tenha imensas vantagens, preferimos a segunda opção pela flexibilidade que queremos ter em termos de trajecto e de prazos, queremos ir vivendo a viagem no nosso tempo sem pressa de chegar nem de sair de um lugar, queremos lembrar-nos dos sítios pelas coisas que fizemos, experienciámos e aprendemos e não somente pelo que vimos e visitamos.

O segundo obstáculo, são todas as burocracias que uma viagem deste género envolve e que podem desmotivar, as vacinas, os vistos, o passaporte com validade suficiente para durar até 1 ano a viajar, arranjar um bom seguro, as melhores ligações para conseguirmos melhores preços de viagens, o que levar na mochila mas sobretudo deixar a nossa vida deste lado da realidade bem organizada para podermos partir com a consciência que deixamos tudo bem arrumado e que quando voltarmos só teremos de sacudir o pó e recomeçar.

O terceiro obstáculo é tudo aquilo que a vida se encarrega de à ultima hora alterar, de na certeza te colocar a dúvida, de mudar as regras do jogo, de te desamparar e te obrigar a fazer escolhas que na verdade já não vais a tempo de tomar. A vida não é só uma coisa que acontece, é uma força maior com um sentido de humor irónico que adora pôr-nos à prova. No meu caso o meu terceiro obstáculo tem sal à flor da pele e deixou-me a mim ancorada na certeza que vou com uma bagagem mais pesada porque a saudade, essa, não a posso levar às costas.

One World Star Alliance Sky Team
Validade do bilhete 10 a 365 dias 10 a 365 dias 10 a 365 dias
Preço base Baseado no número de continentes visitados, dividido por 6 zonas geográficas. Conforme a distância total do bilhete percorrida em milhas: 26.000, 29.000, 34.000 e 39.000 milhas. Conforme a distância total do bilhete percorrida em milhas: 26.000, 29.000, 33.000 e 38.000 milhas.
Preço médio
(classe económica)
3.000 a 5.100 USD 3.100 a 5.400 USD 3.800 a 6.700 USD
Número de trechos 3 a 16 3 a 15 4 a 16
Resumo das principais condições Começa e termina no mesmo país, o itinerário pode ou não ser definido antes da saída e pode ser alterado durante a viagem com um pagamento de taxa adicional. Alterações de data podem ser feitas sem taxa adicional. Máximo de 4 vôos por zona geográfica e 2 vôos na zona de partida. Deslocamentos terrestres e escalas contam como trecho. Começar e terminar no mesmo país, o itinerário deve ser todo marcado antes da saída e pode ser alterado mediante taxa. As escalas contam como trechos e deslocamentos terrestres contam como trechos e milhagem. Alterações de data não têm taxa. Começar e terminar no mesmo país, somente o primeiro vôo precisa ser marcado antes da saída e os restantes podem ser feitos ao longo da viagem. Deslocamentos terrestres são incluídos na conta de milhagem e mudanças de itinerário podem ser feitas com pagamento de taxa.
Link One World Star Alliance Sky team

Quadro adaptado de kikiaroundtheworld.com

Sara Teixeira